quarta-feira, 16 de maio de 2007

Aula 16 - Escravos de Jó

Tínhamos 20 min. para que toda a sala conseguisse cantar e brincar em uma rodada, a música escravos de jó.
No começo parecia que não ia dar certo, algumas pessoas não davam conta, outras não tinham paciência ou não se preocupavam.
Alguns alunos foram até o centro da roda para ensinar aqueles que não estavam conseguindo e em um ritmo mais lento, conseguimos concluir a brincadeira sem errar...
Até a volta do professor fomos treinando, aumentando o ritmo e por fim tudo deu certo...huahuahuahuahua
CONSEGUIMOS!!!!!!!!


Percebemos a importância de trabalhar em equipe, de respeitar o ritmo dos colegas e também de tentarmos acompanhar o ritmo que nos é passado.Pois nem sempre encontraremos pessoas dispostas a nos esperar ou ensinar.
Foi muito divertido!!!!!!!!!!!!!!!

"Escravos de jó...jogavam ...."

Aula 15 - Teoria da objetivação


IMERSÃO : prático, apenas repete, não pensa sobre o que faz;

EMERSÃO : reflexão - real abstrato

INSERSÃO : teoria + prática


Dialética : mostra que as coisas são contraditórias; raciocínio e pensamento -> sempre em movimento.

Tese : idéia formada sobre alguma coisa. "As idéia existem em funçaõ do seu contrário."

Antítese : Combate a esta idéia.

Síntese : Cria- se uma nova idéia.



Aula - 14 - ideologia

Cazuza/Roberto Frejat
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem sou eu
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver


Nesta aula, falamos um pouco sobre ideologia, já lemos alguns conceitos no livro filosofando, que definem ideologia como conjunto de idéias, concepção ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. O mesmo livro nos mostra que o discurso ideológico é abstrato e lacunar, é uma análise invertida da realidade que separa pensar e agir.
A função de um discurso ideológico é assegurar uma determinada relação entre os homens e sua condição de existência. Fala-se também, que este discurso assegura uma aceitação de tarefas penosas em nome da "vontade de Deus", "dever moral" ou da "ordem natural das coisas".
Sabemos que assim como a moral, a ideologia também é uma invensão humana. A partir de um forte discurso ideológico o homem consegue arrastar multidões deixando-as alienadas. Um exemplo histórico seria Hitler, que por meio de sua ideologia de raça pura conseguiu conquistar aliados e por em prática grande parte de seus planos.
No caso da música citada de Cazuza, acredito que a ideologia seria para ele uma forma de escapismo, pois no meio de tanta desilusão a sua saída seria comprar uma ideologia para esquecer seus próprios valores.




domingo, 13 de maio de 2007

Catequese da mídia contraria estado laico - observatório da imprensa

Escolhi este assunto por ser um assunto bastante polêmico. Já passamos por esta experiencia na sala de aula e muitos alunos preferiram não entrar na discussão alegando que religiao nao se discute,mas acredito que esta discussao é bastante válida quando há respeito e por isto quero me posicionar .
Estado laico x mídia tendenciosa.
O Brasil como todos sabem, não tem uma religiao estabelecida pelo estado e por isso é um estado laico, e a mídia como concessÃo política estaria ofendendo este estado ao se posicionar TenDenciosamente a favor de uma religião, causando uma guerra entre diferentes emissoras de tv.
A vinda do Papa ao Brasil, como momento histórico que de fato é, tomou conta de noticiários na tv brasileira duranto os dias de sua visita.Não poderia ser diferente, pois o Brasil tem um histórico católico marcante e o jornalismo tem como função noticiar assuntos que são em geral, de interesse público.
Por isso, acho importante voltarmos a atenção para este momento de vinda do pontífice, afinal todos sabemos que não são mensagens de paz que nos serão passadas a todos os dias após sua ida, voltaremos a ver roubos e mortes estampadas nos jornais...acho importante este momento. Mas não podemos fechar os olhos, pois enquanto a atenção está voltada para o Papa...os aproveitadores de plantão se esbanjam por trás desta cortina de paz...vamos aproveitar e orar por eles.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Aula 13 - Homenagem ao prof. A ndré, Lourenço e toda turma...invensao...

Bom, que eu me lembre neste dia foi a palestra...
mas por acaso no momento estou ouvindo uma música que me lembrou as discussões na sala de aula sobre cultura e também outro assunto abordado... a invensao humana...e aí vai minha homenagem ao prof. André e a todos os alunos (Lourenço...que revoltou com invensões em especial).
"Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
...
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar..."

Aula 12 - mais cultura...

Continuamos a leitura do texto...
Estive pensando...o choque entre as culturas causa confrontos sexagenários no mundo. Assistimos todos os dias os EUA impondo sua cultura a todos, por meio de tecnologia, propaganda, e uma falsa imagem de país perfeito.Isto ilude as pessoas e a fazem abrir mão de sua própria cultura e aderir o modo de vida americano, esta açao é chamada de apatia.Por outro lado, vemos tb os EUA traçando os eixos do mal, denegrindo culturas ,matando sonhos, impondo, invadindo culturas diferentes que deveriam ser respeitadas e compreendidas, neste caso, tendo uma ação de etnocentrismo, onde a cultura norte a americana é a certa e todas as outras formas de vida que não se enquadrem na sua visão de mundo é vista como errada. Não concordo com este tipo de ação, sei que algumas coisas nos parecem estranhas, mas o que é estranho pra um, não é para o outro...
mas pensando bem...dinheiro é dinheiro em qualquer lugar do mundo.

Aula 11 - Cultura: um conceito antropológico

Começamos a ler um texto super interessante...Não foi possível lermos muitos parágrafos pois a cada parágrafo discutíamos bastante sobre o tema abordado, cultura.
Compreendi o tamanho desta palavra e sua valiosidade no mundo em que vivemos, a cultura nos molda e nos dirige desde os tempos em que começamos a viver em grupos e estabelecemos entre nós, uma linguagem.
Dizer o que é cultura é um tanto quanto perigoso, pois seu significado é estabelecido por cada pessoa de uma maneira diferente,depende de como esta pessoa foi socializada, depende justamente do meio cultural em que vive esta pessoa.
O importante é entender que não existe em nosso mundo, pessoas aculturadas, pois cada um de nós, de uma maneira diferente, ditada por nossa criaçao e nosso meio, é um ser dotado de cultura.
Achei muito interessante, porque é a cultura que nos torna diferentes e ao mesmo tempo o que nos torna iguais, por exemplo, em nosso país, há vários modos de vidas diferentes, sotaques, roupas, danças, nossas mais belas diferenças e como cada um se encaixa em um modo de vida estabelecido pelo homem, aí está nossa igualdade.

Aula 10 - fotonovela

Nesta aula recebemos mais instruçoes sobre a foto novela...dividimos os grupos, vimos alguns trabalhos prontos dos grupos da turma anterior e começamos a discutir alguns temas que seriam interessantes...
bom, desculpe a pressa, mas é preciso correr porque estou super atrasada com o blog e já levei uma bronca por isso...

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Mentira tem perna curta, mas anda - observatório da imprensa

1º de abril, passou a ser conhecido no Brasil como o dia da mentira a partir da 1° publicação do jornal " a mentira" em Pernabuco, no dia primeiro de abril de 1848. Antes mesmo de ter um dia só pra ela, a mentira já tinha seu espaço nos dias te todos os brasileiros. É comum nos depararmos com pessoas mentirosas em nosso dia a dia e sabemos que nós mesmos somos seduzidos por ela, e acabamos utilizando-a para escaparmos de algumas situações.
Uma pesquisa, feita na California pelo psicólogo Gerald Jellison, demontrou que nem as pessoas mais sinceras que foram entrevistadas por ele, conseguiram passar mais de oito min. sem contar uma mentira. Portanto, é impossivel sermos verdadeiros o tempo todo, seja uma pequena ou uma grande mentira, sempre somos vítimas dela.
Acredito que o mais importante seria, procurarmos ao menos, não mentirmos pra nós mesmos, para que a nossa própria vida não se torne uma "verdadeira mentira".É preciso estar atento, pois a mentira já nos provou que não é preciso ter pernas grandes para chegar tão longe.

domingo, 25 de março de 2007

Aula 09 - encerramento do seminário

Neste dia de encerramento, todos estavam muito felizes com tudo o que se passou durante o seminário. Asssistimos a mais três grupos e dentre eles, dois falavam sobre o amor...Nos foi apresentado as formas de amar dentro da linguagem corporal... De acordo com o livro, existe três formas de amar uma pessoa: o amor de águia, de leão e de boi, cada um, de uma forma marcante e própria.
O amor de aguia, seria aquele amor em que adoramos conversar com a pessoa amada, adoramos a parte racional do relacionamento. O amor de leão, um amor em que o coração é realmente aquele que comanda nossas atitudes, nossa forma de agir com o outro. Por fim, o amor de boi, seria o amor "carnal", o sexo.
Vendo isso, percebemos que o ideal seria viver um amor em equlibrio com estes três animais, mas nem sempre isso é possível.É importante portanto, tentarmos compreender de que forma amamos alguém, pois desta maneira, teremos mais facilidade em lhe dar com este sentimento.
Identificando o tipo de amor que sentimos por determinada pessoa e o tipo de amor que esta pessoa sente por nós ( se é que ela sente algum...) saberemos a forma mais certa de agir e de como nos relacionar com ela...!!!!

" E que a minha loucura seja ao menos perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também."

Aula 08 - + apresentações

Bom, o seminario continua...hoje assistimos as apresentações de mais três grupos...
A diversão também continua!!!! A criatividade dos colegas e a clareza nas explicações, nos ajudou a interpretar o que estava sendo dito no livro e também nos ajudou a visualizar nas situações do cotidiano, aquilo que liamos.
Isso nos deixa claro que é importantíssimo não nos esquecer de observar o que a linguagem corporal das pessoas nos diz diariamente, sem é claro, não nos esquecer de estabelecer uma sintonia entre o que nós estamos dizendo e aquilo que nosso corpo diz...!!!!É preciso estar atento e não ficar viajando por aí... como a personagem da Priscila, que ficou durante sua apresentação , totalmente desligada em relação ao que o corpo de seus colegas estavam te dizendo durante um jogo de truco...
É isso aí galera...!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de março de 2007

Aula 07 mais grupos, inclusive o meu....!!!!!


Chegou a vez do meu grupo apresentar, fomos os primeiros da noite e nos divertimos muito...desde a montagem do trabalho, passando pelo ensaio de última hora da dancinha que finalizou nossa apresentaçao e terminando na apresentaçao em si.
Não conhecia as pessoas do meu grupo muito bem e foi muito bom poder conhece- las através deste trabalho...apresentamos sobro o sexto capítulo do livor que se diferencia dos outros por se tratar da comunicação interpessoal, ou seja, entre as pessoas, a comunicação do corpo com outros corpos sem necessariamnte concordar com o que está sendo dito entre as pessoas. Fizemos um teatro pequeno e acho que conseguimos passar a mensagem que queríamos.
Depois houve a apresentaçao dos capítulos sete e oito e as risadas continuaram e acho que vai continuar até o último dia das apresentaçoes...!!!!!!!!!!!

Aula - 06 Apresentaçao dos primeiro trabalhos

Hoje começou as apresentaçoes...foi bem legal...e desencadeou algumas idéis para meu grupo.
Foi apresentado o terceiro, quarto e quinto capítulo do livro. Os trabalhos chamararm a atençao com figurino, e muita criatividade!!!!!Teve dança e muita risada...foi muito interessante e divertido!!!!
Os trabalhos apresentaram algumas coisas novas e principalmente nos fez lembrar de alguns detalhes importantes já ditos em sala de aula...
O seminário está apenas começando, muitas surpresas vão rolar ainda!!!!!Esperar pra ver...

Aula - 05 Mensagens subliminares


Esta foi uma das aulas mais interessantes até hoje...nos foi passado imagens, fotos e também alguns produtos que têm neles mensagens subliminares.Mas o que seria estas mensagens??
De acordo com aula, eu entendi que a mensagem sublimimar não é tao assustadora como nos é apresentada muitas vezes, são apenas mensagens captadas pelo nosso inconcsiente que pode, ou não, nos influenciar.
Estas mensagens são polêmicas porque muitas vezes nao temos a concsiencia da influencia que ela pode nos causar.São usadas em embalagens de produtos comercias, emitindo ao nosso cérebro intensões que nos levam a comprar determinado produto específicamente e também muito usadas em propagandas, filmes, músicas...com a mesma finalidade, de nos passar mensagens sem nossa percepçao consciente e prender nossa atençao.
Conclui - se entao, que estas mensagens estão espalhadas por aí intencionalmente e que sem querer muitas vezes nos deixamos influenciar por elas, mas que também não é preciso nos assustar com elas porque, elas são simplismente, mais uma fantástica arma do mundo da propaganda!!!

Aula - 04

bom...to um pouquinho atrasada nas minhas atualizações + é porque realmente nao tenho muito tempo + vamos lá...vou tentar lembrar o que aconteceu de principal nesta aula...AH...nesta é fácil...era pra algumas pessoas da sala levarem algumas revistas para vermos a porcentagem de negros que havia nela, mais ninguém lembrou, portanto, o André nos passou os passos para fazermos o trabalho do liro " o corpo fala" fazendo explicações sobre os MELHORES capítulos do livro!!!!!
Os grupos nao tinham sido estabelecidos ainda e a sala parecia empolgada!!!!!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Comentário da semana - observatório da imprensa - Caso João Hélio

Bom, no Brasil é sempre preciso acontecer algo realmente bárbaro para que assuntos importantes sejam discutidos, seja no meio polítito ou social. Nesses dias, o caso do menino de apenas 6 anos de idade que foi arrastados pelas ruas do Rio nos fez pensar e discutir a justiça de nosso país.Como punir com justiça os responsáveis por este crime?E quanto ao adolscente menor de idade envolvido, como puni-lo?Muitas pessoas diriam que ele tem a consciência do que estava fazendo e por isso, merece ser punido como um criminoso qualquer , ou que ele deveriam ser arrastados para sentir na pele o que fez,mas no Brasil, não seguimos o antigo código de Hamurabi e sua Lei olho por olho dente por dente. No Brasi, nem sequer olhamos nos olhos dos nossos jovens criminosos, nem se quer queremos saber o que os levou a estes atos, nos preocupamos apenas em dete-los e esquecer logo o fato, como se assim, estivessemos resolvido o problema.Mostramos a estes jovens apenas os dentes, o cárcere, e fica mais fácil engoli-los, até que eles um dia retornam ao nosso meio social jáformados no crime e engolem toda a sociedade.

Aula 03 - O corpo fala

Já havia reparado algumas vezes como era interessante a linguagem corporal, mas não dava a devida importância a esta comunicaçao estabelecida por gestos, olhares,expressões e posições do nosso corpo.
Na aula pude perceber a importância de se observar o que o corpo nos diz, a linguagem corporal pode nos ajudar em abordagens as pessoas, nos ajuda a perceber a veracidade de fatos e a entender melhor nosso ouvinte. É importante saber que não há regras fixas em relação a esta linguagem, é preciso estar atento as interpretações feitas, para que não haja um engano que nos prejudique.
Além da importância de observar as pessoas, há uma grande importância também de observar a nós mesmos e perceber se o que o nosso corpo está dizendo é realmente aquilo que queremos dizer, assim, podemos usar o nosso corpo a nosso favor, para estabelecer uma comunicação mais clara e tento um maior poder de persuasão.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Aula 01 - A jornada de um herói

Nao estava presente na primeira aula.Nos comentários que ouvi e li sobre o assunto abordado confesso ter ficado um pouco confusa. Vou ler mais sobre o tema para tentar entender melhor o pensamento exposto pelo professor.

Aula 02 - o caminho do conhecimento

Durante a aula, o professor André apontou alguns caminhos a serem seguidos em busca de conhecimento. Falou sobre a vida universitária. Nos mostrou as divisões dentro da vida acadêmica, a graduaçao que é o nosso primeiro passo, a pós graduaçao, mestrado e doutorado.Ele deixou claro que a importância de seguir estes caminhos está além de se ter um bom currículo, a importância está na absorção de conhecimento, de leitura e experiência. Uma das coisas que mais me marcaram nesta aula foi quando ele disse que o que há de mais interessante no mundo são as coisas que a gente nao consegue ver, porque isso pra mim, engloba tudo o que sentimos, pensamos, falamos, toda a energia que nos envolve. Achei interessante também quando ele disse sobre como é mais prazeroso quando a gente respeita o nosso próprio tempo, sem atropelar nós mesmo, pois, nesta busca de conhecimento é preciso que se tenha também maturidade para conseguir um aproveitamento maior dos cursos.